Foto: Emater (Divulgação)
O boletim divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nesta semana aponta que as chuvas fortes e o granizo que atingiram o Estado no início deste mês não provocaram danos significativos para a cultura de milho.
Embrapa passa a usar simulador da UFSM para prever risco da produtividade do arroz no RS
Os dados dão conta que, comparada com a média dos últimos, a implantação das lavouras está atrasada, no entanto. Só que isso acontece em áreas especificadas, mas se aproxima dos 50% já previstos para esta safra, que é de quase 740 mil hectares. É um valor 5,53% maior que o da safra passada.
ARROZ
40 hectares de lavouras de mandioca já foram beneficiados com projeto da UFSM
No arroz, os produtores seguem com a drenagem das lavouras, reconstrução de canais, nivelamento de áreas, aplicação de produtos para dessecação da vegetação de inverno, entre outras medidas necessárias para a implantação da nova safra. Há áreas já preparadas para a semeadura, só aguardando o melhor momento de umidade e temperatura do solo.
Segundo números analisados através do sistema de acompanhamento das lavouras, o Rio Grande do Sul tem 54 mil hectares semeados, cerca de 5% do total previsto para este ano, que é de um milhão de hectares. Ano passado, o percentual atingia 9% na mesma época.